1503146602
Antropocast: navegando pela Antropologia

Advertise on podcast: Antropocast: navegando pela Antropologia

Rating
★★★★★
5
from
1 reviews
This podcast has
63 episodes
Publisher
Fred Lucio
Explicit
No
Date created
2020/03/17
Latest episode
2026/08/14
Average duration
57 min.
Release period
36 days

Description

Bem vindes a bordo. Embora conhecida como a ciência do ser humano, a Antropologia continua misteriosa pra maioria das pessoas. Concebendo a aventura antropológica como uma viagem marítima, convidamos os que gostam de navegar pelo conhecimento, a explorar esta fascinante área do saber. Este é um projeto de popularização da ciência e de educação com produção de material didático (mini aulas introdutórias de antropologia) em formato de podcast. Prontos pra iniciar essa viagem? Vamos nessa, pessoal! Siga-nos no Instagram: @antropocast Produção: Fred Lucio Website: https://fredlucio.net

Unlock Antropocast: navegando pela Antropologia podcast Email contact info,
Listeners & Audience details

Email contact information

Direct podcast contact details

Listeners

Audience numbers & engagement insights

Audience details

Podcast Insights

Podcast episodes

Check latest episodes from Antropocast: navegando pela Antropologia podcast


62. Culturalismo: a invenção da raça e o racismo científico (Parte 5: Reflexões sobre Ciência e Pseudociência)
2026/08/14
O que é ciência? E o que separa ciência de pseudociência? À primeira vista, essas perguntas parecem simples. Mas basta entrarmos no campo da Filosofia da Ciência para perceber que suas respostas estão longe de ser consensuais. Neste episódio, vamos discutir como o conhecimento científico é construído, quais critérios utilizamos para considerá-lo válido e por que a própria fronteira entre ciência e pseudociência constitui um importante problema epistemológico. Partiremos da concepção de ciência positiva que ganhou força no século XIX, marcada pela confiança na observação, na experimentação, na mensuração e na descoberta de relações de causa e efeito. Esse modelo, fortemente inspirado nas ciências da natureza, tornou-se uma referência para aquilo que passamos a reconhecer como o “fazer científico”. Mas será que todos os objetos podem ser investigados da mesma maneira? A partir dessa questão, discutiremos as diferenças epistemológicas e metodológicas entre as chamadas hard sciences e soft sciences, especialmente entre as ciências naturais e as ciências humanas. Enquanto as primeiras trabalham privilegiadamente com fenômenos passíveis de mensuração, experimentação e busca de regularidades, as ciências humanas lidam com sujeitos históricos e culturais, cujas ações são atravessadas por sentidos, valores e intencionalidades. Isso exige outros procedimentos de investigação e interpretação que são submetidos a métodos, evidências, crítica e validação. Não se trata, portanto, de uma hierarquia entre "ciências mais ou menos rigorosas", mas de ciências que precisam (pela natureza de seus objetos) de protocolos metodológicos diferentes. Ao final, retornaremos à pergunta que orienta toda a reflexão: quando podemos afirmar que determinado conhecimento é científico e quando estamos diante de uma pseudociência? Mais do que procurar uma resposta simples, a proposta é compreender que definir ciência implica discutir seus métodos, seus limites e também sua própria história. Essa reflexão epistemológica prepara o terreno para o episódio seguinte, quando entraremos no século XIX para compreender como determinadas teorias, revestidas pela autoridade e pela linguagem científica de seu tempo, participaram da construção daquilo que posteriormente ficou conhecido como racismo científico. Venha pensar com a gente! Siga-nos no Instagram: @antropocast
61. Culturalismo: a invenção da raça e o racismo científico (Parte 4: A Maldição de Cam)
2026/07/29
Neste episódio, o Antropocast propõe pensar um problema historicamente incômodo: qual foi o papel da tradição judaico-cristã na consolidação do racismo científico europeu? Não se trata de uma acusação simplista à religião, mas de um convite a compreender como uma narrativa bíblica específica (aqui, no caso, o chamado Mito da Maldição de Cam) funcionou, ao longo de séculos, como peça-chave na construção de uma hierarquia racial que se pretendia ser da ordem natural e sagrada. Esta história se origina no capítulo 9 do Livro do Gênesis. Mesmo sem fazer qualquer menção ao continente africano ou sequer à cor da pele, ao longo do tempo, sucessivas gerações de teólogos, cronistas e, depois, cientistas foram remodelando essa passagem para justificar diferentes formas de dominação: primeiro, justificando hierarquias sociais na Europa medieval; depois, a escravização de povos africanos no contexto da expansão marítima ibérica e do neocolonialismo; e, por fim, as teorias raciais do século XIX, quando a autoridade bíblica se combina à autoridade da ciência moderna. Para conduzir essa análise, mobilizamos duas ferramentas teóricas complementares. A primeira vem de Antonio Gramsci e seus conceitos de ideologia e hegemonia: a ideia de que nenhuma dominação se sustenta apenas pela força, pois ela precisa produzir consentimento, tornar-se senso comum, infiltrar-se nas instituições (igreja, escola, ciência) até parecer simplesmente "como as coisas são". A segunda vem de Roland Barthes e sua teoria do mito como sistema semiológico de segundo grau: o mito não inventa uma narrativa do nada, mas recicla um signo já pleno de sentido que, nesse caso, é a história bíblica de Noé e seus filhos. Operando assim, esvazia-o de sua historicidade concreta para carregá-lo com um novo significado, de natureza ideológica, que se apresenta como evidência natural e atemporal. A hipótese que orienta o episódio é que essas duas chaves (a gramsciana e a bartesiana) se articulam de forma particularmente reveladora quando aplicadas à esfera religiosa. Independentemente da literalidade do texto bíblico, a tradição judaico-cristã ofereceu ao racismo científico algo que nenhuma outra instituição conseguiria oferecer com a mesma força: um verniz de sacralidade. Foi por meio da fé, do sermão, da leitura bíblica cotidiana, que essas ideias ultrapassaram os círculos eruditos e alcançaram o imaginário coletivo, tornando-se crença profundamente enraizada muito antes de qualquer teorização racial "científica" (como a de Gobineau, por exemplo) lhes emprestar linguagem acadêmica. A proposta do episódio é entender o Mito da Maldição de Cam não como curiosidade exegética do passado, mas como estudo de caso privilegiado de um mecanismo que segue operando: a capacidade de transformar interesses históricos concretos (econômicos, políticos, de classe etc.) em verdades que parecem simplesmente naturais, evidentes e sagradas. Venha navegar com a gente! Siga-nos no Instagram: @antropocast
60. Culturalismo: a invenção da raça e o racismo científico (Parte 3: Lamarck, Darwin, Spencer e Gobineau)
2026/06/22
Na terceira parte desta sequência de episódios sobre o racismo científico, o Antropocast analisa como algumas das teorias mais influentes do século XIX ajudaram a construir uma aparência de legitimidade científica para ideias profundamente racistas. Em pleno contexto da Era Vitoriana, marcado pela confiança no progresso, na ciência e na expansão dos impérios europeus, pensadores como Arthur de Gobineau e Herbert Spencer desenvolveram interpretações das ideias de Lineu e Blumenbach radicalizando as diferenças humanas em hierarquias supostamente naturais. No cenário francês, Gobineau defendia que a raça era o verdadeiro motor da história. Em sua obra mais conhecida, "Ensaio sobre a Desigualdade das Raças Humanas", argumentava que as grandes civilizações teriam sido criadas por povos racialmente superiores e que a miscigenação levaria à degeneração e ao declínio das sociedades. Ele é o autor que formulou algumas das ideias que mais tarde alimentariam teorias sobre a superioridade da chamada raça ariana. Por isso, ficou conhecido como o pai fundador do Racismo Científico. Na Inglagerra, Herbert Spencer procurou aplicar a teoria da evolução de Darwin à interpretação das sociedades humanas. Criador da expressão "sobrevivência do mais apto", ele desenvolveu aquilo que ficou conhecido como darwinismo social, defendendo que a competição seria o motor do progresso humano. A riqueza das nações industrializadas, o poder do Império Britânico e as desigualdades sociais passaram a ser apresentados como consequências naturais da evolução. Nessa lógica, povos ameríndios, africanos e outros grupos colonizados eram frequentemente descritos como representantes de estágios inferiores de desenvolvimento, enquanto a Europa industrial aparecia como o ápice da civilização e da sofisticação do ser humano. Como estamos defendendo desde o início desta série, essas ideias foram fundamentais para legitimar o colonialismo, a exploração do capitalismo na sua forma industrial, a segregação racial e, posteriormente, movimentos como a eugenia. Continuam até hoje alimentando o chamado racismo estrutural. Essas reflexões são feitas no arquipélago do Culturalismo porque vai ser justamente com o trabalho de Franz Boas (e seus discípulos) que tudo isso vai ser desconstruído. E isso será pauta em episódios futuros. Compreender essa história é fundamental para reconhecer como o racismo foi construído e legitimado ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, é uma ferramenta poderosa para enfrentar suas permanências e seus efeitos no mundo contemporâneo. Aperte o play e venha pensar com a gente. Siga-nos: @antropocast.
59 - Culturalismo: a invenção da raça e o racismo científico (Parte 2: Lineu e Blumenbach)
2026/05/23
No segundo episódio da série sobre Raça e Racismo Científico, o Antropocast inicia o mergulho no contexto intelectual que permitiu a transformação da ideia de raça em uma categoria “científica” da modernidade europeia. O episódio explora o pensamento de dois nomes centrais na formulação do racismo científico: Carl Lineu e Johann Friedrich Blumenbach. A partir da obra de Lineu, o episódio mostra como a diversidade humana passa a ser organizada em grandes “tipos raciais”, definidos não apenas por características físicas, mas também por atributos morais, intelectuais e comportamentais. Já Blumenbach aprofunda o pensamento de Lineu ao enfatizar a morfologia corporal e o estudo dos crânios humanos, consolidando a famosa divisão da humanidade em cinco grandes variedades raciais. Embora ocupasse uma posição mais ambígua do que racialistas posteriores, sua obra acabou fornecendo bases importantes para a antropologia física e para o desenvolvimento e consolidação do racismo científico. O episódio também discute como essas teorias ultrapassaram o campo científico e passaram a influenciar práticas institucionais concretas. A partir delas surgem desdobramentos como a craniometria, a frenologia e a antropologia criminal, especialmente nas teorias de Cesare Lombroso sobre o “criminoso nato”. O racismo, então, não é apenas preconceito cultural ou religioso mas, ao adquirir aparência de verdade científica, legitima hierarquias sociais, o colonialismo, a escravidão e outras formas modernas de exclusão e violência. Mais do que classificar diferenças humanas, essas teorias ajudaram a naturalizar desigualdades e a estruturar instituições jurídicas, policiais e sociais cujos efeitos continuam presentes até hoje no racismo estrutural contemporâneo. Ao longo do episódio, a reflexão mostra que o racismo científico não foi um desvio isolado da ciência moderna, mas parte importante da própria arquitetura intelectual e política da modernidade ocidental. Ele é, ao mesmo tempo, um produto e um produtor desta face violenta da modernidade. Aperte o play e venha pensar com a gente! Siga-nos no Instagram: @antropocast
58. Culturalismo: a invenção da raça e o racismo científico (Parte 1 - Raça: as origens desta ideia)
2026/05/17
Uma das grandes contribuições de Franz Boas para o pensamento contemporâneo foi a separação entre raça e cultura: o fim do determinismo racial.  Com este episódio, iniciamos uma série de três que explorarão a questão racial.  Neste primeiro episódio, nós vamos mergulhar na  construção histórica do conceito de raça (incluindo a sua etimologia). Vamos explorar porque “raça” é um grande mito que foi construído pela ciência moderna e se consolidou no imaginário eurocentrado como uma ideologia (no sentido trabalhado por Antonio Gramsci), consolidando o chamado racismo científico.  Nesta análise, partimos da etimologia do termo, mostrando como “raça” não nasceu como uma categoria biológica, mas como uma categoria social que não tinha nada de biológico. Ao longo do tempo, foi sendo apropriada e transformada a partir de quatro matrizes que sustentaram o colonialismo e o imperialismo: o campo científico, o campo político, o campo religioso e o campo econômico. No próximo episódio, nós vamos avançar para o contexto da ciência moderna, especialmente entre os séculos XVIII e XIX, quando o impulso classificatório do Iluminismo levou naturalistas como Carl Linnaeus, Johann Friedrich Blumenbach, além de teóricos como Arthur de Gobineau, a organizarem a diversidade humana em categorias raciais, atribuindo a elas não apenas diferenças físicas, mas também morais e intelectuais. Mostramos como essas classificações, longe de serem neutras, se articularam com projetos coloniais, religiosos e políticos, funcionando como uma poderosa ideologia de legitimação da escravidão, do imperialismo e das desigualdades sociais. Na sequência, no episódio seguinte, discutimos a crítica antropológica, com destaque para Franz Boas, que rompe com o determinismo biológico e inaugura uma nova forma de pensar a diferença humana, baseada no relativismo cultural. Encerramos refletindo sobre o racismo contemporâneo, suas transformações e permanências, mostrando como ele continua operando de forma estrutural, muitas vezes de maneira invisível. Se “raça” não tem base biológica, por que continua organizando o mundo produzindo tanta violência (sob múltiplas formas)? Essa é a provocação central do episódio. Um convite para desconfiar do que parece natural — e para entender como ideias podem moldar realidades. Aperte o play e venha pensar com a gente.
57. Culturalismo: Reflexões sobre o Determinismo
2025/09/26
O que uma reflexão sobre o determinismo fala sobre nós, seres humanos? Como ela pode nos ajudar a pensar o mundo da Inteligência Artificial? O que ela pode falar sobre a realidade? Até que ponto somos capazes de criar, imaginar e reinventar quem somos? O determinismo, doutrina que dialoga diretamente com o fatalismo e a pré-destinação, marcou profundamente a ciência moderna. Ela parte da ideia de que tudo no universo segue uma cadeia inevitável de causas e efeitos. Em Bacon, Descartes e Newton, o mundo se tornou uma máquina previsível. Na formação do pensamento ocidental, essa visão extrapolou a física e invadiu as ciências humanas: por um momento, o ser humano passou a ser explicado por fatores biológicos, raciais e geográficos, como se cultura, comportamento e inteligência fossem produtos automáticos da natureza. Mas o século XX abalou esse edifício. O mesmo campo da física, com a Teoria do Caos e a Mecânica Quântica, mostrou que sistemas deterministas, mesmo regido por leis naturais e universais, podem ser imprevisíveis. E é nesse contexto que emergem Boas, na antropologia, e Freud, na psicanálise, cada um reagindo ao determinismo em seu território. Boas rompeu com a ideia de que a cultura é produzida pela biologia ou pelo meio ambiente; mostrou que cada sociedade inventa suas próprias formas de viver e significar o mundo. Freud, ao introduzir o conceito de inconsciente, recusou a ideia de que a psique humana é apenas um reflexo de impulsos neurofisiológicos: somos atravessados por linguagem, desejo, memória. Ambos devolveram ao humano aquilo que o determinismo queria retirar: complexidade, simbolização, criatividade. Em resumo: sua própria humanidade. Mas há uma outra provocação que hoje se impõe com força: o quanto o determlinismo nos ajuda a pensar a relação do ser humano com o mundo de IA e robótica? Se acreditarmos que o ser humano é apenas um conjunto de reações neurológicas e comportamentos previsíveis, então máquinas suficientemente sofisticadas podem não só imitar, mas substituir aspectos centrais da experiência humana. Por outro lado, se reconhecemos que há no humano algo que escapa — capacidade simbólica, criação de sentido, liberdade interpretativa, afetos e emoções — então compreender os limites do determinismo é essencial para diferenciar o que pode ser automatizado daquilo que constitui a nossa singularidade mais profunda. No fim das contas, pensar determinismo é pensar aquilo que nos faz humanos. Entre as forças que nos moldam e as possibilidades que criamos, existe um espaço de liberdade e imaginação. E é justamente esse espaço que precisamos proteger enquanto o futuro da IA avança — porque é nele que mora tudo aquilo que nenhuma máquina, por mais sofisticada, será capaz de substituir.
56. Culturalismo: Franz Boas
2025/09/07
Franz Boas não começou como antropólogo. Formado em física com foco em geografia, lançou-se em 1883 à Ilha de Baffin, no Canadá, para estudar a relação entre meio ambiente e vida humana. Queria medir gelo, registrar marés e desenhar mapas, mas encontrou algo decisivo que proporcionou uma guinada em sua carreira e, principalmente, na antropologia: um povo capaz de transformar um dos climas mais hostis do planeta em espaço de vida e memória. Entre os inuítes, Boas descobriu que a geografia não bastava para explicar a condição humana. Essa experiência o levou a romper com o determinismo geográfico, teoria forte do século XIX que afirmava que clima e relevo moldavam automaticamente a cultura. Além de aproximá-lo ainda mais dos estudos sobre as relações entre a mente humana e a cultura. O mergulho na análise dos mitos foi fundamental para isso. Ao observar que povos vivendo sob condições semelhantes criam formas de vida diferentes, Boas inverteu a lógica: não é o meio que determina mecanicamente a cultura, mas a cultura que interpreta e recria o meio. Da mesma forma, ao observar que um povo aparentemente simples produzia uma cultura riquíssima e sofisticada, redesignou os estudos sobre as relações entre raça e cultura. Dessa crítica nasceu seu particularismo histórico e o relativismo cultural: a ideia de que cada sociedade deve ser entendida em sua própria trajetória, sem esquemas universais como os supostos determinantes raciais e geográficos. . Essa postura orientou sua análise sobre o mito. Contra a visão evolucionista, que os tratava como resquícios de uma mentalidade primitiva, Boas mostrou que os mitos são documentos históricos e literários, enraizados na vida social. A narrativa de Sedna, a deusa do mar entre os inuítes (e outros povos do ártico), não é superstição: assim como acontece nas tradições dos monoteísmos da cultura ocidental, organiza rituais, regula a caça, traduz tensões entre humanos e animais, transmite valores morais. Para Boas, o mito não tem uma função universal de explicar a natureza; deve ser compreendido em seu contexto, como expressão simbólica e criativa de problemas humanos. E mais: suas variações manifestas em vários povos, podem nos ajudar a redesenhar as ideias do difusionismo cultural, tão em voga em sua época. Assim, o geógrafo se fez antropólogo. A recusa dos determinismos, o redesenho da leitura difusionista e a valorização do mito como forma legítima de pensamento abriram caminho para o culturalismo norte-americano. Com Boas, o mito deixou de ser visto como superstição e tornou-se expressão da dignidade cultural dos povos, base de uma antropologia fundada na etnografia, no empirismo, no relativismo e no respeito à pluralidade. Mito de Sedna narrado por Christiane Coutheux. Siga-nos no Instagram: @antropocast
55. Mito: a perspectiva culturalista
2025/08/23
Depois da pausa que fizemos em nossas análises sobre o mito e sobre as escolas de pensamento na Antropologia, vamos retomar a nossa navegação pelo mito.  Neste episódio, vamos tratar de uma das mais importantes teorias antropológicas: o Culturalismo Estadunidense.  Como já vimos há alguns episódios, no final do século XIX, a antropologia ainda acreditava em uma escada de “evolução cultural”, colocando a Europa industrial no topo e rotulando outros povos como “atrasados”. Assim como o Funcionalismo Britânico, o Culturalismo Estadunidense, liderado por Franz Boas - mas com outros grandes nomes, a maioria discípulos seus -, quebrou essa lógica: cada cultura tem sua própria história, seus valores e formas de viver. Essa visão consolidou o relativismo cultural (que nós já analisamos num episódio específico) — a ideia de que não devemos julgar uma cultura com os padrões de outra. Mitos, rituais e costumes não são “restos do passado”, mas expressões legítimas de como cada sociedade enxerga e organiza o mundo.  Mais do que uma teoria, o culturalismo foi um ato de valorização da diversidade humana e um enfrentamento ao racismo e às hierarquias culturais. Foi uma das primeiras, mais contundentes e fortes teorias a nos lembrar que não existe cultura superior ou inferior: existem diferentes maneiras de ser humano. Participação especial: Fábio Hakym (na leitura do mito Kwakiutl sobre a origem da constelação da Ursa Maior).  Siga-nos no Instagram: @antropocast
54. Transumanismo, Pós-humanismo e Antropotécnica (parte 2)
2025/08/12
Continuando a conversa com o filósofo Marcos Silva e Silva, neste episódio refletimos sobre Antropotécnica, retomando suas relações com o transumanismo, pós-humanismo e a biotecnologia.  Como foi visto no episódio anterior (e será retomado aqui), o transumanismo, ao defender o aprimoramento radical da condição humana por meio da tecnologia, e o pós-humanismo, ao questionar os limites ontológicos do 'humano', tensionam as fronteiras entre natureza e cultura, orgânico e artificial.  Nesse diálogo, a antropotécnica — enquanto conjunto de técnicas de modelagem do humano — emerge como um campo privilegiado para interrogarmos: que formas de vida estamos criando? Como ficam as questões éticas e morais nesse cenário?  O diálogo entre Filosofia e Antropologia revela-se essencial para decifrar os desafios do transumanismo e das antropotécnicas. Enquanto a primeira problematiza os fundamentos éticos e ontológicos da transformação humana (como em Peter Sloterdijk, Martin Heidegger ou Giorgio Agamben), a segunda expõe como essas tecnologias são assimiladas, ressignificadas ou resistidas em contextos culturais específicos, como em Donna Haraway.  A Antropologia nos lembra que toda técnica é culturalmente situada — seja a edição genética, as próteses digitais ou os algoritmos de IA.  Juntas, elas desvendam não apenas o que o humano pode vir a ser, mas também como esses projetos são vividos e contestados — evitando tanto a abstração filosófica desenraizada quanto o relativismo antropológico sem crítica.  O antropocast propõe a interdisciplinaridade como um caminho possível contra reducionismos. No episódio, ao navegarmos por estas reflexões, nós nos perguntamos: como reimaginar a humanidade sem reproduzir velhas hierarquias, agora sob novos disfarces tecnológicos? Quem é esse ser humano que estamos construindo? Qual o papel da memória, da ancestralidade, da nossa história na singularidade humana? Siga-nos no Instagram: @antropocast
53. Transumanismo, Pós-humanismo e Antropotécnica (parte 1)
2025/08/01
Dando uma pausa em nossas reflexões sobre Mito e sobre as correntes de pensamento na Antropologia, o Antropocast convidou o filósofo e professor Marcos Silva e Silva para um bate papo a respeito de um tema muito atual e que nos toca a todas e todos: diante das revoluções aceleradas da tecnologia e da nossa relação com as máquinas, será que o “ser humano”, como nós conhecemos, está com os dias contados? Foi feito um bate papo bastante provocador sobre perspectivas para o futuro da humanidade a partir das tecnologias que prometem superar o corpo, a mente e até mesmo a morte — e sobre as filosofias que já anunciam um mundo pós-humano, onde as fronteiras entre natureza, máquina e identidade começam a se dissolver. Navegando por autores como Nietzsche, Heidegger, Donna Haraway entre tantos outros e também pelo fascinante universo da ficção científica, a conversa pretende incentivar uma reflexão crítica sobre o mundo dos ciborgues, inteligências (orgânicas e não orgânicas) e tantas outras questões relevantes.  Esta é a primeira parte da conversa que continuará no próximo episódio.  Contamos também com uma breve participação da professora do departamento de Letras da UFAL, Susana Souto, que nos honrou com a leitura do texto introdutório inspirado livremente no monólogo “Tears in rain”, do personagem Roy Batty, o androide vivido pelo ator Rutger Hauer no clássico da ficção científica no cinema “Blade Runner, o caçador de androides”.  Siga-nos no Instagram: @antropocast
52. Observar, Viver, Traduzir: três modos de habitar a diferença na Antropologia Britânica (parte 2)
2025/06/28
Seguindo o balanço entre os três grandes da Antropologia Britânica (Malinowski, Radcliffe-Brown e Evans-Pritchard), constatamos que não estamos apenas diante de três grandes nomes da antropologia — mas de três formas distintas de enxergar o outro e de produzir conhecimento na antropologia.  Neste episódio vamos aprofundar um pouco mais quem é esse outro para cada um dos três. Suas diferentes formas de ver o outro se refletem diretamente em estilos de produção de conhecimento e de uma escrita antropológica. Para concluir o episódio, analisamos que se trata de uma questão  epistemológica: qual deve ser o papel da antropologia para cada um deles e, consequentemente, em que isso nos ajuda a pensar a antropologia hoje. Essas diferenças sintetizam aquilo que foi chamado aqui de três modos de habitar a diferença (e a própria antropologia).   Encerrando nossa expedição pela Antropologia Britânica, o episódio é um convite a navegar por esses mares e pensar: qual é, afinal, a nossa forma de habitar essa ciência chamada antropologia? Agradecimento espeical à minha querida amiga Andréa Abrahão Costa, narradora do texto introdutório do episódio. Siga-nos no Instagram: @antropocast
51. Observar, Conviver, Traduzir: três modos de habitar a diferença na Antropologia Britânica (Parte 1)
2025/06/16
Este episódio é a primeira parte de um balanço crítico sobre três grandes da antropologia britânica que trabalhamos até aqui, em episódios anteriores: Radcliffe-Brown, Malinowski e Evans-Pritchard.  Mais do que nomes fundadores, eles representam três modos de conhecer o outro e construir o fazer antropológico: observar, conviver e traduzir.  A partir dessa tríade conceitual, percorremos três eixos fundamentais: quem é esse "outro" estudado pelo(a) antropólogo (a); quem é esse(a) antropólogo(a)? o que é o conhecimento produzido e como o(a) antropólogo(a) deve agir para tornar esta produção possível?  Esse dois episódios são, portanto, mais que uma comparação: é um convite à reflexão crítica sobre as heranças, limites e possibilidades de pensar a antropologia não como uma ciência positiva, mas como ciência da presença, da convivência, da tradução e da interpretação. Vem navegar com a gente! Siga-nos no Instagram: @antropocast
50. Estrutural Funcionalismo: Evans-Pritchard
2025/04/20
Edward Evan Evans-Pritchard (1902-1973) é uma das figuras mais notáveis da antropologia britânica do século XX, e sua trajetória intelectual reflete uma transformação profunda no modo como a disciplina concebe seus objetos, métodos e fundamentos epistemológicos. Inicialmente influenciado pelo estrutural-funcionalismo de Radcliffe-Brown, com quem manteve relações acadêmicas próximas, Evans-Pritchard começou sua carreira preocupado com a organização social e os sistemas de parentesco, realizando extensos trabalhos de campo entre os Azande e os Nuer no Sudão. Suas etnografias, como Witchcraft, Oracles and Magic among the Azande e The Nuer, são consideradas clássicos por sua profundidade analítica e por seu compromisso com o método empírico. No entanto, já nesses trabalhos, é possível notar um deslocamento em relação à tradição funcionalista: ao invés de apenas buscar a função social das práticas, ele começa a valorizar a lógica interna das culturas estudadas, reconhecendo que o pensamento nativo possui uma racionalidade própria. Esse deslocamento teórico se consolida nos anos 1950, quando Evans-Pritchard passa a defender uma concepção da antropologia não mais como ciência natural, mas como ciência do espírito, próxima da história e da filosofia. Inspirado por R.G. Collingwood e Wilhelm Dilthey, ele propõe que a tarefa do antropólogo é a reconstrução interpretativa dos sistemas simbólicos, e não a explicação causal de fenômenos sociais. Essa perspectiva hermenêutica é fortemente visível em Nuer Religion, obra em que a religião é tratada como expressão existencial e simbólica, e não como mero reflexo de estruturas sociais. Suas reflexões sobre tradução cultural, o papel da fé, os limites do racionalismo e as tensões entre ciência e crença revelam um autor que busca incessantemente conciliar sua formação acadêmica com uma profunda sensibilidade ao humano. Evans-Pritchard também exerceu influência institucional duradoura, consolidando Oxford como centro de excelência em antropologia e formando gerações de pesquisadores. Embora tenha sido criticado por não problematizar suficientemente o colonialismo, sua obra representa uma inflexão decisiva rumo a uma antropologia mais ética, reflexiva e comprometida com a escuta e a alteridade. Siga-nos no Instagram: @antropocast
49. Funcionalismo: Bronislaw Malinowski
2025/04/08
Bronislaw Malinowski revolucionou a antropologia ao criar o método etnográfico durante seu trabalho de campo nas Ilhas Trobriand, onde viveu intensamente a vida nativa, entre 1915 e 1918. Um dos trabalhos de campo mais prolongados da história da Antropologia. Sua abordagem inovadora – a observação participante – substituiu os estudos de gabinete de seus predecessores – ou mesmo o trabalho etnográfico sem a devida imersão, que já era realizado à sua época –, mostrando que para entender uma cultura era preciso vivenciá-la (e não apenas "visitá-la"). Seu funcionalismo psicobiológico propunha que todas as instituições culturais atendem a necessidades humanas básicas: biológicas (como alimentação), instrumentais (organização social), afetivo-emocionais (enfrentamento do medo e da insegurança) e integrativas (religião, comunicação, arte). Ele mostrou que os mitos não eram meras histórias, mas "cartas de autoridade" que legitimavam normas, transmitiam conhecimentos práticos e ofereciam conforto psicológico. Ao analisar a religião e a magia, revelou seu caráter pragmático: os rituais mágicos dos trobriandeses surgiam apenas em situações de risco (como pesca em alto-mar), nunca em atividades controláveis, funcionando como mecanismos para reduzir a ansiedade. Seu estudo do Kula, sistema de trocas cerimoniais, mostrou como mito, magia e economia se entrelaçavam numa instituição total que criava alianças entre ilhas. Malinowski superou o evolucionismo ao provar que essas culturas não era nada primitivas e que possuíam uma lógica funcional e instrumental, o que as igualava à lógica europeia. Apenas com soluções diferentes para problemas humanos universais. Seu legado permanece ao ensinarmos que, para compreender qualquer prática cultural, devemos perguntar sobre seu funcionamento na vida real das pessoas daquela comunidade. Siga-nos no Instagram: @antropocast
48. Estrutural-Funcionalismo: Radcliffe-Brown
2025/04/01
A visão de Alfred Radcliffe-Brown sobre mito e religião está profundamente ancorada em sua proposta de funcionalismo estrutural. Para ele, a importância social dessas práticas culturais não se limite a serem expressões subjetivas de fé, mas por desempenharem papéis fundamentais na manutenção da coesão social e da estrutura organizacional das sociedades humanas. Em vez de buscar a origem dos mitos ou a verdade das crenças, Radcliffe-Brown queria entender o que essas narrativas e rituais fazem dentro do sistema social — ou seja, qual a sua função. Na sua perspectiva, o mito é uma narrativa simbólica que legitima e reforça normas sociais, justificando regras de conduta, papéis sociais e instituições. Ele ajuda a dar sentido à organização da vida coletiva e sustenta o tecido moral da sociedade. Já a religião é entendida como uma instituição coletiva, onde os rituais funcionam como meios para reafirmar valores compartilhados, fortalecer laços entre os membros do grupo e manter a ordem social. Tanto o mito quanto a religião são vistos, assim, como instrumentos que mantêm a sociedade em equilíbrio e garantem sua reprodução ao longo do tempo. Radcliffe-Brown analisou essas ideias na prática em campo, já incorporando o espírito do método etnográfico. Entre os nativos australianos, por exemplo, observou como os mitos totêmicos estruturavam regras de exogamia e fortaleciam os vínculos entre clãs. Já entre os Lozi da África Ocidental, mostrou como o culto aos ancestrais servia para legitimar a autoridade política e mediar conflitos sociais. Em ambos os casos, ficou claro para ele que a função dos mitos e rituais não era simplesmente religiosa ou simbólica, mas estrutural — eles ajudavam a organizar a vida social como um todo. Apesar das críticas que vieram depois — principalmente pela falta de atenção à mudança social e à agência individual —, Radcliffe-Brown foi pioneiro ao propor que mito e religião devem ser estudados como partes integrantes de um sistema social interdependente. Seu trabalho abriu caminho para uma compreensão mais sociológica da religião e inspirou gerações de antropólogos a olhar para além das crenças, enxergando os rituais e narrativas como formas de moldar e sustentar a convivência humana. Siga o Antropocast no Instagram: @antropocast

Podcast reviews

Read Antropocast: navegando pela Antropologia podcast reviews


5 out of 5
1 reviews

Podcast sponsorship advertising

Start advertising on Antropocast: navegando pela Antropologia relevant audience podcasts


What do you want to promote?